São Bernardo sedia a 1ª Copa Ãnimã de Basquete

A cidade de São Bernardo receberá, de 30 de junho a 04 de julho de 2018, a Copa Ãnimã de Basquete Inclusão que, além do incentivo à modalidade, tem como objetivo utilizar o esporte como meio facilitador no caminho da inclusão social. O torneio será realizado contando com os times da FEDERAÇÃO PAULISTA DE BASKETBALL, nas categorias Sub 12, 13 e 15, além de times de outros Estados, que estarão disputando o troféu COPA ÃNIMÃ.

Paralelo ao torneio estarão competindo, com regras específicas, times de basquete compostos por jovens com deficiências físicas e/ou intelectuais, nos mesmos ginásios, sendo um jogo dos times federados, seguido por um jogo dos times de jovens com deficiência (Síndromes: Down, X Frágil, Autismo, entre outras).

Como é sabido, o basquete adaptado ganhou força após a Segunda Guerra Mundial, quando passou a ser praticado por ex-soldados feridos em suas cadeiras de roda. Modalidade presente nas Paralimpíadas desde 1960, em Roma (Itália), a escolha deste esporte não foi ao acaso.

Mãe de dois jovens – um com Síndrome do X Frágil apaixonado pelo basquete e outro basqueteiro –, Mirian Contrera, diretora comercial da Ãnimã inspirou-se na interação dos filhos com o esporte para idealizar a primeira edição da Copa Ãnimã de Basquete Inclusão. Segundo Mirian, “é gratificante conseguirmos mostrar à sociedade, muitas vezes de forma lúdica e divertida, aquilo que nossos olhos nem sempre estão dispostos a ver”. Ela explica que a ação não é somente mais um torneio de esporte, mas sim a oportunidade de ver, apreciar, experimentar e compartilhar experiências, promovendo uma emocionante inclusão entre os jovens durante os cinco dias de torneio.

E o que seria do basquete se não fossem as cheerleaders para levantar a galera? As equipes de animadoras de torcidas (formadas por jovens de todas as etnias e também portadoras de necessidades especiais) prometem empolgar o público durante os intervalos dos jogos, com apresentações especiais e muita música para animar a todos.

Paralelamente às atividades esportivas do torneio, o público poderá participar de palestras nas áreas de saúde, esporte e inclusão, ministradas por Rômulo Rodrigues (profissional com deficiência/paralisia cerebral moderada) e Thales Freire Pagassini (profissional portador de paralisia cerebral com comprometimento total da coordenação motora), entre outros.

Haverá ainda homenagem a personalidades do basquete brasileiro e da luta pela inclusão. Dentre os convidados engajados no projeto, o prefeito de São Bernardo do Campo Orlando Morando e a deputada federal Mara Gabrilli já confirmaram presença no cerimonial de abertura da Copa Ãnimã de Basquete Inclusão S.B.C que será realizada no dia 30 de junho, às 10h30, no Ginásio Poliesportivo de São Bernardo do Campo.

A Copa Ãnimã de Basquete Inclusão tem o apoio da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, da Secretaria de Esportes e Lazer, da Federação Paulista de Basketball, Mercedes Benz, Bombril, Tegma – Gestão Logística, SBC Trans, Ellece Logística, entre outros.  Os jogos serão realizados em três ginásios do município: Poliesportivo de São Bernardo, CREC Baetinha e Associação dos Funcionários Públicos.

Serviço:

Copa Ãnima de Basquete Inclusão S.B.C

Data: 30/6 a 4/7

Festa de Abertura: 30/06/2018, sábado – Ginásio Poliesportivo SBC – AV. Kennedy, 1155 – Parque Anchieta – a partir das 10h

Locais dos Jogos:

– Ginásio Poliesportivo SBC – AV. Kennedy, 1155 – Parque Anchieta – SBC;

– Associação dos Funcionários Públicos – Rua 28 de outubro, 61 – Centro – SBC;

– CREC Baetinha – Rua Bauru, 20 – Baeta Neves – SBC.

Instagram: @copaanimabasquete

Facebook: @copaanimabasquete

Festa de Encerramento: 04/07/2018, quarta-feira – Ginásio Poliesportivo SBC Horário: 19hrs.

FONTE: http://www.abcdoabc.com.br/sao-bernardo/noticia/sao-bernardo-sedia-1-copa-anima-basquete-66586

Search