Skip to content

A importância de estimular o desenvolvimento visual da criança com Síndrome do X Frágil

O desenvolvimento do sistema visual desempenha um papel fundamental no crescimento e aprendizado das crianças, pois é o responsável pelo processamento e interpretações das informações provenientes dos ambientes, criando a interação com o mundo ao seu redor. 

O amadurecimento desse sistema  é essencial para aquisição de habilidades básicas, como reconhecimento de objetos, identificação de cores, leitura, escrita. As crianças utilizam a visão para explorar os espaços a sua volta. 

E com as crianças com SXF não é diferente, e devendo ser estimuladas com atividades específicas. Para estimular e desenvolver o sistema visual das crianças as brincadeiras sempre são muito úteis, são elas:

  • Jogos de rastreamento visual, onde incentiva-se a criança a seguir objetos em movimento com os olhos. Isso pode ser feito com um brinquedo, movendo de um lado para o outro, ou pode-se criar jogos em que a criança siga visualmente os objetos em movimento, como o lançamento de uma bola.
  • Jogos de encaixe, como blocos de construção e blocos de montagem que podem auxiliar no desenvolvimento das habilidades visuais, com a coordenação entre os olhos e mãos e a percepção espacial.
  • Atividades de correspondência visual, ou seja, jogos em que se emparelham cartas com imagens ou peças com cores correspondentes, que podem ajudar a desenvolver a memória visual da criança; 
  • Estimular a criança a se envolver com atividades artísticas como pintura e desenho ajuda a desenvolver a coordenação olho-mão, a percepção visual e a criatividade. 
  • Os quebra-cabeças são ótimas atividades para desenvolver a percepção visual e a atenção na resolução de problemas. Deve-se começar com quebra-cabeças simples e aumentar a complexidade gradualmente.
  • Livros ilustrados e histórias. Incentive que a criança olhe as imagens, aponte objetos, identifique cores e faça a conexão entre as imagens e o texto que está sendo lido. Isso ajuda a desenvolver a compreensão visual e a imaginação, além da linguagem. 

É importante adaptar a atividade conforme o interesse individual da criança. Se possível, procure orientação de profissionais especializados, como terapeutas ocupacionais e educadores para obter sugestões e estratégias direcionadas e personalizadas. 

 



  • Blog
Back To Top
Search