skip to Main Content

A Síndrome do X Frágil e a adolescência

A adolescência pode ser, ou não, um período conturbado. Assim como todas as pessoas, os adolescentes com Síndrome do X Frágil merecem a atenção nesse período de transição. Deixam de ser crianças para se tornarem adultos e envolve várias mudanças em muitos aspectos.

É importante que as pessoas com Síndrome do X Frágil tenham seu espaço em casa e nos locais de estudo, trabalho ou lazer. É fundamental saber que há um local tranquilo, que comumente chamamos de “cantinho do sossego”, no qual é possível que o adolescente ou jovem adulto, fique à vontade, podendo relaxar.

Embora a entrada na adolescência marque uma nova etapa na vida das pessoas, grande parte das mudanças em termos de aprendizado e independência, vem acontecendo desde anos anteriores, conquistas após conquistas.

Ter responsabilidade e autonomia com higiene e cuidados pessoais, saber preparar um lanche, cuidar da arrumação dos seus objetos pessoas, são tarefas que vão aprendendo ao longo das suas atividades. Quando chegar na adolescência, temos que estar atentos para passar e repassar a lista de itens que podem e devem ser cobrados. A família tem participação fundamental nessa fase.

A família deve ter o cuidado de providenciar atividades que preencham o dia a dia de maneira que eles continuem sendo solicitados a desenvolver suas habilidades e o convívio social seja assegurado. Evite deixá-lo tempo ociosos, pois pode agravar hábitos preservativos ou rituais repetitivos.

  • Blog
Back To Top
×Close search
Search
× Possui alguma dúvida?