skip to Main Content

Atividades de leitura para crianças e adolescentes com SXF

As pessoas com a Síndrome do X Frágil podem gostar de folhear as revistas e observar as fotos, como também as figuras em livros literários, devido à atenção que possuem nas sugestões visuais. Sendo assim, essa prática se torna positiva para construir uma habilidade de linguagem.
A dificuldade fonética da leitura da criança com Síndrome do X Frágil é frequente. Existe uma maior facilidade no aprendizado de palavras que possuam associações com imagens e que correspondem aos interesses da criança. Nesse ponto, é interessante que os pais junto aos professores, elaborem um caderno de linguagem para a criança ou adolescente, para que ele possa se expressar. Esse caderno pode ser revisado periodicamente, para ajudá-lo a desenvolver a habilidade de comunicação.
Outra forma de auxílio na leitura é a criação de situações, onde é exposto à figura e ao lado dela a palavra correspondente. Desta fora, é realizada a leitura correta e a revisão da palavra. Alguns professores relatam sucesso usando uma “família de palavras” como meio de aproximação da leitura. Enquanto alguns realizam séries de leitura com forte apelo visual, outros utilizam livros que tenham interesse ao estudante com o objetivo de ensinar a leitura básica.
Foi desenvolvido também um programa de preparação para a leitura baseado na experiência das pessoas com a Síndrome do X Frágil. Essa técnica é chamada de PLACA DE LEITURA, que é construído a partir da habilidade para ler placas, como aquelas utilizadas em restaurante, por exemplo.
Alguns alunos podem se recusar a ler em voz alta quando estiver somente com o professor. Caso isso aconteça, é uma boa oportunidade de inserir esse aluno em uma turma com um outra criança, se tornando o “companheiro de leitura”. A segunda criança pode vir a ajudá-lo a se sentir mais confortável com a tarefa.
Outros alunos podem se sentir confortáveis com as histórias gravadas e segui-las junto ao livro. Esta pode ser uma atividade a ser usada durante o tempo destinado à leitura.

  • Blog
Back To Top
Search
× Possui alguma dúvida?