skip to Main Content

Aventuras inclusivas: conheça lugares adaptados para turistas com autismo e outras deficiências

Se seu filho (a) tem autismo, antes de fazer uma reserva de hotel ou compra de passaporte para parques e passeios verifique se a empresa é “Amiga do Autista”, que nada mais é, que um reconhecimento de organizações que se comprometem a promover a inclusão, acessibilidade e acolhimento de pessoas com autismo. Essa iniciativa visa criar um ambiente mais inclusivo e sensível às necessidades dos indivíduos no espectro autista. Ao se tornarem “Amigas do Autista”, as organizações assumem o compromisso de adotar políticas e práticas que vão além do cumprimento das leis e regulamentos relacionados à inclusão de pessoas com deficiência (PCDs). No Paraná, por exemplo, o Blue Park – parque aquático localizado em Foz do Iguaçu, possui o passaporte Amigo do Autista que é gratuito e válido para pessoas com autismo. Segundo a equipe do Blue Park todas as pessoas que utilizarem o Passaporte do Amigo do Autista serão identificadas com uma pulseira entregue na catraca de acesso ao parque, para garantir ainda mais a diversão e segurança.

O passaporte é gratuito para o autista, e para o seu acompanhante o desconto é de 50%. O atendimento é prioritário, basta se apresentar aos monitores do parque. Os passaportes são nominais e intransferíveis, e os descontos concedidos não são cumulativos a outras promoções da empresa. Demais PCDs e seus acompanhantes têm 50% de desconto na compra do passaporte. Em Foz do Iguaçu ainda, o Mabu Thermas Park Resort se tornou em 2022 uma empresa amiga do Autista, capacitando 90% das equipes operacionais para inclusão de pessoas com TEA, e oferecem aos colaboradores que possuem filhos autistas um benefício mensal. Além disso, os colaboradores que possuem o plano empresarial UNIMED terão redução nos valores de coparticipação: redução de 50% para 30% em consultas e exames para o (a) filho(a) com autismo. Na equipe de recreação, os “tios” são treinados para acompanhar as crianças com TEA (as que se sentem confortáveis para participar das atividades). Passear de trem também é uma excelente oportunidade. A Serra Verde Express é operadora do passeio turístico de trem entre Curitiba – Morretes/ Morretes – Curitiba e pela operação turística entre as cidades de Salto e Itu, em São Paulo. Lá, com o nome Trem Republicano, também é uma empresa Amiga do Autista. A viagem está entre as mais famosas do Brasil e também entre as 10 mais espetaculares do mundo, o passeio é de deixar qualquer um maravilhado com as paisagens da Mata Atlântica e da Serra do Mar que passam sem pressa pela janela. E para esse passeio ficar perfeito, os guias turísticos são treinados pela Broder, empresa especializada para atender PCDs, oferecendo apoio para atividades externas a pessoas com deficiência, idosos e quem mais precisar.

Para pessoas com deficiência e acompanhantes as passagens têm desconto no valor referente ao transporte (MEIA ENTRADA), excluindo-se valores referentes à alimentação e bebidas. Para desfrutar do benefício, basta apresentar carteirinhas de Ongs e organizações da causa, laudo médico e/ou comprovante de benefício INSS.

A compra dos ingressos com o desconto pode ser realizada por e-mail (contato@serraverdeexpress.com.br) ou pelos telefones: (41) 3888-3488, (41) 3462-1256 ou ainda pelo whatsapp (41) 9 8433-0546. Outro ponto turístico preparado para atender autistas e pessoas com deficiências invisíveis é o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa/ PR. Conhecido por ser um dos mais belos cartões-postais do Estado, recebeu da Organização Neurodiversa Pelos Direitos das Pessoas Autistas, a certificação de 1° Parque Natural Inclusivo Para Pessoas Autistas no Brasil.

O Parque disponibiliza meia entrada para PCD e acompanhante, mediante apresentação de carteirinha ou laudo médico.

  • Blog
Back To Top
Search