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Carteira do Autista, já fez a sua?

Governo do Estado do Paraná disponibiliza solicitação gratuita, pela internet, da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, já emitiu – até abril de 2022 – 3.434 Carteiras do Autista. O diferencial do documento é que ele é conectado com o RG de seu portador, integrando os dados com o Instituto de Identificação e possibilitando a assinatura digital do requerente pelo sistema.

A Carteira do Autista contribui para ações interdisciplinares com as demais secretarias de Estado. A Saúde, por exemplo, utiliza as informações para a elaboração de políticas públicas e planejamento de ações específicas voltadas às pessoas com TEA. Além disso, com o documento, esses cidadãos passam a ter prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. No caso dos particulares, isso inclui supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral.

Para emitir a carteira é simples. Basta acessar o site www.carteiradoautista.pr.gov.br , entrar com login e senha e ter em mãos os documentos necessários, como: RG e CPF do autista e do responsável; laudo médico de autismo e exame do tipo sanguíneo. Após o preenchimento do cadastro com os dados pessoais e anexo da documentação, basta clicar em SOLICITAR CARTEIRA DO AUTISTA.

Quando finalizado o processo de emissão da carteira e ela estando devidamente autorizada e gerada pelo sistema, a pessoa pode imprimir em casa mesmo o documento pelo próprio site.  Caso tenha dúvidas durante o preenchimento das informações basta ligar para (41) 3210-2430 ou pelo email cpcd@sejuf.pr.gov.br.

A possibilidade de emissão da carteira está disponível para todos os municípios do Estado do Paraná.

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