skip to Main Content

É possível melhorar o comportamento do meu filho X Frágil?

Qual é o problema de comportamento de nossos filhos X Frágeis? Se soubermos identificar qual o real problema dos nossos filhos e os comportamentos que eles possuem a cada problema ou situação vivenciada, ajudamos a facilitar a convivência com familiares e com os cuidadores.


Evitar locais com muito barulho, mudança de rotina, poluição visual pode ajudar em muito a melhora do comportamento. Mas como nem sempre isso é possível, a conversa direta com nossos filhos, prevenindo a respeito do que irá acontecer é uma saída positiva. Alguns dos indivíduos, podem, ao se deparar com situações desagradáveis, morder as mãos ou objetos. Nessa hora, é importante evitar muita instrução, falando apenas uma vez e utilizando as pistas visuais.


A massagem terapêutica com creme nos pés, mãos, pernas e costas ajuda o X Frágil se acalmar. Se a criança for muito agitada, o ideal é a realização da massagem a cada duas horas.
Já na sala de aula, com a presença de muitas crianças é um fator que agrava a irritação e o nervoso, pois além da agitação normal das crianças, possui muita poluição visual. O ideal são escolas que possuam turmas reduzidas e pouco estímulo visual. Numa escola regular, opte por salas mais tranquilas e que possuam material adaptado e se possível, com a presença de uma tutora.
Existem alguns materiais, que podem ser produzidos em casa, especiais para serem trabalhados com a criança X Frágil, que iremos ensinar como fazer para ser adaptado para melhorar o comportamento.


O primeiro material é a PASTA VISUAL, que citei acima. Serve para não ficar repetindo várias vezes a mesma palavra ou até mesmo quando a criança está em crise nervosa, ao mostrar a Pasta Visual, com a palavra ou símbolo de PARE, ela entende o significado e evita as inúmeras repetições. Serve também para dar ordem às atividades da vida diária, como BANHO, ESCOVAR OS DENTES, TROCAR DE ROUPA. Todas essas informações devem estar seguidas da palavra + imagem , igual a foto que mostramos.

  • Blog
Back To Top
×Close search
Search
× Possui alguma dúvida?