skip to Main Content

Independência da criança e do adolescente X Frágil, nas higienes pessoais

Higiene é uma das questões diárias que temos sempre que estar incentivando e ensinando às crianças. E isso, com certeza, não é diferente quando o assunto são crianças e jovens com SXF. Muitos pais e cuidadores sabem que as orientações do tipo “Lave as mãos antes de comer” ou “Escove os dentes antes de dormir” podem não bastar e até soar como chato e entediante, em especial quando precisamos da ajuda de materiais e utensílios para desempenhar essas tarefas.

Quanto mais cedo a criança X Frágil tiver a independência nos cuidados pessoais, melhor será seu desenvolvimento, pois foi dada a chance de aprender. O importante é elogiar a cada conquista da criança, exija o que já pode ser feito, respeitando sempre suas limitações.

É importante lembrar de sempre acompanhar o desenvolvimento físico, motor e cognitivo da criança e lembrar que o treinamento só terá sucesso quando ela tiver a melhor percepção do próprio corpo, e a consciência de que precisa, por exemplo, ir ao banheiro.

O uso correto do banheiro e a consciência de que está na hora de usá-lo, é um aprendizado constante. Colocar a criança para usar o banheiro em horários regulares é sempre um bom começo. Após as refeições, antes de sair para um compromisso, quando sente que ela está incomodada, enfim, cada indivíduo tem um ritmo e que deve ser respeitado e descoberto.

  • Blog
Back To Top
×Close search
Search
× Possui alguma dúvida?