Skip to content

Inscrições Abertas para o Simpósio Nacional da Síndrome do X Frágil e Autismo em Curitiba

Estão abertas as inscrições para o Simpósio Nacional da Síndrome do X Frágil e Autismo, que acontecerá no dia 19 de outubro deste ano, no Auditório do UniCuritiba, em Curitiba. Organizado pelo Instituto Buko Kaesemodel, o evento promete reunir especialistas, profissionais da saúde, educadores, pais e familiares interessados nos avanços e perspectivas dessas condições neurodesenvolvimentais.
Além das palestras, o Instituto Buko Kaesemodel oferecerá no pré-evento, no dia 18 (sexta-feira), mini cursos com temas variados, como “Fala e Linguagem dentro do TEA: Prática e Clínica”, “Desenvolvimento Cognitivo e Habilidades Sociais em Adolescentes com TEA”, “Acomodações Sensoriais para Rotina de Crianças com Transtorno do Processamento Sensorial – SXF e TEA”, “Fisioterapia: Atividades Guiadas para Cuidadores”, “Os Direitos das Pessoas com Deficiência” e “O Impacto da Rigidez Cognitiva no Cotidiano: Técnicas para Melhorar a Flexibilidade”.
Segundo Luz Maria Romero, gestora do Instituto Buko Kaesemodel, o evento é uma oportunidade única para a população atualizar-se sobre as últimas pesquisas relacionadas à Síndrome do X Frágil e ao Autismo. “Estamos comprometidos em trazer para a população o que existe de mais novo nas pesquisas sobre esses temas”, ressalta a gestora.
O diferencial deste simpósio é a abertura para profissionais da saúde, educação e para pais e familiares de forma acessível para que todos tenham acesso a informações de qualidade e que fazem diferença no dia a dia destes indivíduos. “Queremos proporcionar um espaço inclusivo para discutir essas condições complexas e proporcionar uma vivência enriquecedora”, destaca Luz María.
A diretora do UniCuritiba, Larissa Albuquerque Dutra, ressalta a importância da parceria com o Instituto Buko Kaesemodel na realização do simpósio. “Essa jornada em busca de conhecimento e informação está em perfeita sinergia com a nossa missão de transformar o mundo pela educação. Como ambiente acadêmico, é nossa função abrir as portas para discutir um tema tão necessário, fomentando a troca de experiências e, principalmente, ampliando o entendimento da comunidade sobre a Síndrome do X Frágil e o Autismo”, pontua.
Entre os palestrantes confirmados para o evento estão renomados profissionais da área, tais como: Dra. Deborah Sara Barbouth, geneticista na clínica Weston, Florida; Dr. Wagner Gattaz, professor titular do departamento de psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP; Dr. Salmo Raskin, Diretor Científico do Departamento de Genética da Sociedade Brasileira de Pediatria; Dr. Roberto Herai, Professor do curso de Medicina e Pesquisador Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da PUC PR; Dra. Silvia Rodrigues, fisioterapeuta e especialista em comportamento atípico pela UCLA e Dr. Sergio Antoniuk, médico neuropediatra e professor adjunto da UFPR.
Será disponibilizado, sem custo, um espaço Kids para os pais que levarem seus filhos com Síndrome do X Frágil e Autismo. O espaço terá estrutura preparada para atender as crianças, com brinquedos pedagógicos e será coordenado pelo Programa Eu Digo X em parceria com o Curso de Psicologia do UniCuritiba.
As inscrições são limitadas e podem ser realizadas através do Sympla. Garanta sua participação e não perca essa oportunidade de atualização e networking com especialistas e profissionais engajados nessas importantes áreas de estudo.

  • Blog
Back To Top
Search