Skip to content

Instituto Buko Kaesemodel, VONDER e Jockey Plaza Shopping realizam ação que minimiza ruídos do ambiente para pessoas com autismo

No  dia 02 de abril comemorou-se o Dia Internacional de Conscientização do Autismo. Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, esta data foi escolhida com o objetivo de levar informação para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).  Por essa razão, o Instituto Buko Kaesemodel, o Jockey Plaza Shopping e a marca de ferramentas VONDER se uniram para uma ação inovadora.

 No 01 de abril, pessoas com autismo e síndromes raras que possuem hipersensibilidade auditiva puderam  emprestar abafadores para circular no shopping e realizar suas compras de maneira mais confortável, pois o uso de abafadores minimiza o impacto de ruídos abruptos ou altos que uma pessoa com autismo pode achar incômodo ou até mesmo, em casos mais extremos, assustador.

Segundo o Ministério da Saúde, o TEA é um distúrbio de neurodesenvolvimento cuja causa ainda é investigada, mas parece vir de uma interação entre fatores genéticos e ambientais. A condição causa manifestações comportamentais atípicas, déficits na comunicação e na interação social, além de comportamentos repetitivos e estereotipados.

Para quem vive com o quadro do TEA, alterações sensoriais, como o incômodo extremo com certos barulhos, chega a ser insuportável. Muitos autistas têm hipersensibilidade auditiva, portanto, como o próprio nome diz, são mais sensíveis aos sons que a média da população. Para os mais novos, ainda aprendendo a lidar com as sensações, o problema é potencializado.

Sabrina Muggiati, idealizadora do Programa Eu Digo X do Instituto Buko Kaesemodel, conta que seu filho Jorge, hoje com 18 anos, desde que começou a usar o abafador, teve uma enorme diferença em seu comportamento. “Independentemente do barulho existente, hoje o Jorge frequenta todos os ambientes, tais como restaurantes, shoppings, lojas. Pois sente segurança e consegue se adaptar com todos os tipos de ruídos”, comenta.

“A parceria realizada entre o Instituto, o Jockey Plaza Shopping e a VONDER reflete a busca incessante de nós mães pela real inclusão de nossos filhos autistas na sociedade, pois é extremamente gratificante para uma mãe ver seu filho ser acolhido e respeitado em um local público”, pontua Sabrina.

O Jockey Plaza Shopping já é carinhosamente conhecido pelos curitibanos como o “shopping dos autistas”. Em todas as atrações infantis que recebe, realiza um evento gratuito direcionado para crianças com TEA: o shopping abre uma hora mais cedo e prepara todo o ambiente para garantir maior conforto e silêncio para as crianças e suas famílias, sem ruídos de máquinas, música ou público externo. “Já realizamos 11 edições do evento, desde a inauguração do shopping em 2019. A dificuldade de interação social e a sensibilidade em ambientes com muito barulho impossibilitam que essas crianças participem de eventos infantis na cidade e a parceria com o Instituto Buko Kaesemodel e a VONDER nessa ação reforça nosso posicionamento como shopping com um olhar para essa causa”, afirma a gerente de marketing, Michelle Cirqueira. 

O modelo utilizado na ação é o Abafador de Ruídos Tipo Concha ARV 200 VONDER, que permite a atenuação de ruídos até 9 dB e que traz também o importante aspecto de conforto durante o uso, fatores importantes ao se considerar a rotina e possibilidade de aumentar a independência e convivência de pessoas que possuem algum grau de TEA em espaços públicos com a melhor comodidade e experiência de visitação. A VONDER possui uma expressiva e premiada linha de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e, para a marca, ter um item que também proporciona proteção e conforto auditivo aos indivíduos com TEA é motivo de satisfação.

 

 

  • Blog
Back To Top
Search