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Meu filho não dorme bem, como melhorar a qualidade do sono?

Toda criança com Síndrome do X Frágil necessita de uma rotina, inclusive para dormir, ou seja, precisa de horários que devem ser respeitados e alguns cuidados.

As crianças em idade escolar em desenvolvimento, precisam dormir de 10 a 11 horas diárias. No entanto, as crianças com SXF parecem necessitar de menos tempo.  É bom lembrar que se colocamos nossos filhos (XF) para dormir mais cedo, eles demoram para pegar no sono.

Algumas dicas:

Conforto  O quarto não deve ser muito escuro. O ideal é colocar uma lâmpada fraca no quarto da criança, deixando-a acesa durante toda noite. Se tiver luz solar de manhã, considerar colocar uma cortina para deixar o mais confortável possível.

Silêncio O ideal é evitar aparelhos tecnológicos durante a noite, como rádios, televisões ou músicas quando seu filho estiver indo dormir, pois isso além de acordá-lo, pode deixá-lo inquieto. Algumas crianças podem achar que o barulho as acalma, já crianças com SXF podem ser mais sensíveis aos sons, se incomodando mais facilmente com qualquer ruído.

Ambiente Algumas crianças com SXF podem ser mais sensíveis a texturas, como o toque do lençol, do pijama. Precisa testar se  esses pequenos detalhes não estão afetando a qualidade do sono. Sugerimos alterar o tecido do pijama ou da roupa de cama, até que encontre algo que traga conforto para uma noite tranquila.

Rotina Criar uma boa rotina ajudará a ensinar seu filho a relaxar e se preparar para dormir. Evite atividades agitadas, programas de TV empolgantes, filmes, vídeos, jogos, brincadeiras que possam o deixar agitado. Inicie a rotina de 15 a 30 minutos antes de dormir.

Dicas simples para criar rotina de dormir com a criança com SXF:

·         Deve criar a rotina sempre no quarto onde a criança dorme, e preferencialmente num ambiente tranquilo, sem muito ruído;
·         Quanto mais rotina seu filho tiver, mais calmo ele vai ficando no decorrer dos dias;
·         Crianças mais novas com SXF podem ajudar no CRONOGRAMA VISUAL ou LISTA DE COISAS para AJUDAR os pais. Isso vai fazer com que seu filho olhe todos os dias os mesmos eventos, na mesma ordem, assim grave as rotinas.
·         Determine quais eventos são calmantes e quais são estimulantes. Os calmantes devem fazer parte dos hábitos da hora de dormir, já os estimulantes devem ser realizados em outros momentos do dia.

– Escolha a hora de dormir e mantenha a rotina. Na medida do possível seu filho precisa ter o mesmo horário para ir deitar-se e para acordar.

– Cronograma certo. Muitas crianças e adultos tem “um segundo pico de energia” na hora que antecede a hora de dormir, com isso tem a dificuldade para relaxar se forem para cama. Se levar mais de meia hora para pegar no sono, tire a criança da cama e adie em uma hora para retomar o processo.

Conforme a criança for crescendo deverá dormir mais tarde, mas sempre determine o número adequado de horas de sono todos os dias. Jovens começam a dormir menos, principalmente em finais de semana.

– Acordar cedo. Mesmo que seu filho vá dormir mais tarde às vezes, mantenha-o o horário para acordar, não ultrapassando o tempo de uma hora a mais do sono normal. Embora possa parecer.

– Hora do cochilo. Se seu filho tem a hora do cochilo, será melhor sempre manter no horário, fazendo um cronograma. Dê preferência para acordá-lo até as 16 horas, com isso, não atrapalhará o sono da noite. Se seu filho for mais velho, o ideal é retirar da rotina o cochilo, para não atrapalhar o sono da noite.

– Como ensinar a criança a pegar no sono sozinha.  Da mesma forma que a criança aprende com o tempo a pegar no sono com a sua ajuda, ela terá que aprender a pegar no sono sozinho.

Normalmente deitamos na cama com eles . Agora, passaremos a sentar na cama, depois passaremos para a cadeira ao lado da cama, e continuando o processo, se desloque cada dia mais da cama da criança, até que num determinado momento estará fora do quarto.

Com isso, após alguns dias, essa mudança vai diminuir o volume de atenção que você dá ao seu filho, como conversas, expressões faciais ou contatos visuais.

Quanto estiver fora do quarto e ele estiver chorando e se recusar a dormir, espere alguns minutos e depois entre novamente, somente com contato visual e verbal, mas com palavras gentis e saia novamente do quarto.

Se precisar retornar ao quarto, espere um pouco, seja breve a cada entrada. Quando seu filho pegar no sono sozinho. Caso ele acorde no meio da noite, você pode usar a mesma técnica.

Ainda sobre a rotina do sono, precisamos cuidar de alguns detalhes, tais como:

Atividade Física

Fazer exercícios durante o dia ajudam o seu filho a dormir melhor à noite. Caso os exercícios não sejam realizados na escola, tente planejar as atividades em casa. No entanto, o ideal é que sejam realizadas mais cedo, pois pode vir a dificultar o sono tranquilo da noite.

Alimentos e bebidas que contêm cafeína

A cafeína é um estimulante que pode causar o efeito de “despertar” e manter seu filho acordado à noite. Se seu filho ingere alimentos, ou bebidas contendo cafeína, poderá ter dificuldade de dormir.

Caso você já tenha realizado todas essas ações junto ao seu filho e não tenha surtido nenhum efeito, é válido procurar um médico e avaliar os tratamentos existentes para melhorar a qualidade de sono.

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