skip to Main Content

O aprendizado da matemática

A matemática costuma ser um dos maiores vilões para os estudantes, já que é comum que os alunos se identifiquem com as dificuldades e bloqueios nessa disciplina. Com as crianças e jovens com Síndrome do X Frágil essa dificuldade se torna maior ainda.
Indivíduos com Síndrome do X Frágil apresentam alterações perceptuais auditivas, visuais e alterações na memória imediata de curto prazo, e dificuldades em reter informações, principalmente as sequenciais e analíticas
O comprometimento cognitivo está sempre relacionado aos pacientes do sexo masculino. Entretanto, este comprometimento apresenta-se em diferentes níveis, desde dificuldades específicas de aprendizagem até a deficiência mental profunda. Estudantes do sexo feminino apresentam um comprometimento cognitivo com menor grau de gravidade.
A aprendizagem dos conceitos numéricos pela criança acontece na medida em que ela estabelece relações com objetos do meio externo e vai elaborando o conhecimento lógico-matemático fundamentado nas inferências e nas deduções lógicas. É necessário que a criança entenda para que servem os números, como são representados simbólica, gráfica e quantitativamente, o que envolve a atividade de contar. Esse processo de contagem não é tarefa fácil para as crianças.
No princípio da correspondência um a um ou termo a termo, as crianças compreendem que cada objeto deve ser contado uma única vez e para cada objeto contado tem-se um número. A ordem constante é o princípio no qual há compreensão de que a ordem de posição para contagem dos números é sempre a mesma. A criança conta sempre na mesma ordem, começando sempre pelo mesmo objeto e conta obedecendo à sequência: um, dois, três, quatro, etc. No princípio da cardinalidade, o total de objetos corresponde ao último número contado que representa a quantidade de objetos contados. No quarto princípio, o da abstração, qualquer tipo de objeto pode ser contado, não importando se os conjuntos de objetos são homogêneos ou heterogêneos. O quinto princípio é o da irrelevância da ordem que implica na compreensão de que a ordem pela qual se realiza a contagem dos objetos é irrelevante. Pode-se contar em qualquer sequência, começando da posição que se escolher.
Algumas crianças aprendem a identificar números através de uma área particular de interesse, como placas de carros, número da camiseta dos jogadores de futebol, placas de resultados de jogos entre outros interesses. Outros possuem maior facilidade em aprendizado com os dados, memorizando a posição dos pontos e consequentemente sua quantidade.
Deve-se tomar atenção em relação à quantidade de exercícios propostos ao menino com Síndrome do X Frágil, pois podem ficar sobrecarregados ou se desorganizarem quando estiverem de frente a uma página repleta de cálculos ou com muitas palavras.
Os primeiros anos escolares são determinantes para o sucesso das crianças, pois a aprendizagem está relacionada com as experiências matemáticas promovidas para as crianças com um ensino de qualidade, visando o desenvolvimento de habilidades e promovendo a compreensão dos conceitos e dos processos matemáticos.

  • Blog
Back To Top
×Close search
Search
× Possui alguma dúvida?