skip to Main Content

O papel da fonoaudiologia no tratamento da Síndrome do X Frágil

Grande parte das pessoas com Síndrome do X Frágil apresenta atraso da fala e problemas na linguagem. Essas dificuldades, muitas vezes, são os primeiros sintomas de alteração no desenvolvimento da criança, sendo que a família procura um fonoaudiólogo para ajudar no desenvolvimento da fala, mesmo antes do diagnóstico. Nesse ponto, é importante que o profissional, antes de qualquer tratamento, encaminhe a criança para o correto diagnóstico.

As pessoas com Síndrome do X Frágil têm dificuldade, muitas vezes, em distinguir o fundo linguístico, seguem instruções “ao pé da letra” e podem dar importância a aspectos irrelevantes da situação. Às vezes fazem comentários que não diz respeito ao assunto tratado.

Tanto o comportamento como a linguagem de pessoas com a Síndrome do X Frágil podem expressar a dificuldade em lidar com estímulos sensoriais. Podem ser crianças desatentas, impulsivas, desorganizadas, com alteração na qualidade vocal e que mudam facilmente de assunto sem manter uma linha de raciocínio.

  • Blog
Back To Top
×Close search
Search
× Possui alguma dúvida?