skip to Main Content

Símbolo internacional de Acessibilidade

Quando falamos de inclusão social, os símbolos de acessibilidade são de extrema importância. Com eles fica muito mais fácil encontrar locais adaptados para quem tenha algum tipo de deficiência.

É obrigatório o uso de forma visível do “Símbolo Internacional de Acessibilidade” em todos os locais que possibilitem acesso, circulação e utilização por pessoas com deficiência, e em todos os serviços que forem postos à sua disposição. Tal utilização só é permitida para identificação de serviços cujo uso seja comprovadamente adequado e destinado as pessoas com deficiência.

O símbolo inicial e mais conhecido era representado por uma cadeira de rodas e foi desenvolvido, em 1968, pela desenhista dinamarquesa Susanne Koefoed e adotado em 1969 pela Rehabilitation International. Utilizado para identificar locais destinados às pessoas com deficiência, e encontrados em vagas de estacionamento, transportes adaptados, rampas de acesso e outros equipamentos, o antigo símbolo aparece sempre voltado para o lado direito e, até então, não pode ser estilizado ou modificado.

A pedido da Divisão de Reuniões e Publicações do Departamento de Assembleia Geral e Gestão de Conferências das Nações Unidas (ONU), a Universidade de Desenho Gráfico de Informação Pública das Nações Unidas de Nova York criou um novo símbolo. A mudança surgiu com a seguinte reflexão: a necessidade de acessibilidade não diz respeito apenas às pessoas com deficiência de caráter físico e com repercussões motoras. Por conta disso, o símbolo da cadeira de rodas, apesar de se referir a todas elas, não tem representatividade para uma série de outras deficiências (intelectuais, psicossociais, auditivas e visuais por exemplo).

O símbolo atual, criado em 2015, é uma figura simétrica conectada por quatro pontos a um círculo, representando a harmonia entre o ser humano e a sociedade, e com os braços abertos, simbolizando a inclusão de pessoas com todas as habilidades, em todos os lugares. Esta é a descrição da imagem batizada de “A Acessibilidade (The Accessibility)  que simboliza a esperança e a igualdade para todos.

A logomarca pode ser usada para simbolizar tudo o que é ‘amigável às pessoas com deficiência’ ou acessível.
Fonte: https://forumdesustentabilidade.com.br/onu-anuncia-novo-simbolo-de-acessibilidade/

  • Blog
Back To Top
Search