skip to Main Content

Transtorno de processamento sensorial

Transtorno de processamento sensorial (TPS) é uma condição neurofisiológica na qual a entrada sensorial (do ambiente ou do próprio corpo) é mal detectada ou mal interpretada. Sendo assim, uma criança com TPS sente dificuldade de processar o calor ou o frio, o cansaço, a fome, as luzes e os sons e atividades simples podem ser desafiadoras.

Muitas crianças autistas reagem de modos incomuns aos estímulos sensoriais. Essas reações são devidas às dificuldades de processar e integrar a informação. A visão, audição, olfato, paladar, senso de movimento e de posição podem estar afetados, portanto, a informação pode ser sentida corretamente, mas percebida de forma diferente.

Às vezes os estímulos que parecem normais para outras pessoas podem causar sensações dolorosas e desagradáveis ou até mesmo confusas em crianças com distúrbios de integração sensorial. A hiposensibilidade pode ser aparente, caso a criança demonstre tolerância aumentada a dor ou possua necessidades constantes de estímulos sensoriais. Geralmente, nesses casos, os tratamentos recomendados para os distúrbios de integração sensorial são as terapias ocupacionais ou terapias de integração sensorial.

  • Blog
Back To Top
Search