Skip to content

Vale a pena assistir!

Pablo, uma série de desenho animado da BBC, em que todos os personagens são autistas, estreou na Netflix em 2019. Cada episódio traz uma situação diferente que causa ansiedade, incerteza ou insegurança a Pablo como cortar o cabelo ou ir ao supermercado com os pais. Com giz-de-cera e muita criatividade, o garoto vê seus desenhos ganharem vida para ajudá-lo a lidar com cada situação.
Hoje está cada vez mais comum filmes e séries abordarem temas dentro do Transtorno Espectro do Autismo (TEA), e assim, ajudar as pessoas a entenderem um pouco mais sobre essa condição e como é a vida do autista.

Os filmes normalmente tratam assuntos sérios, com a leveza e delicadeza da arte. Uma dessas séries é o desenho animado Pablo, disponível na plataforma Netflix. O desenho conta a história de um menino autista de 05 anos de duas formas diferentes. No início, o personagem principal é interpretado por um ator e enfrenta cenários do cotidiano, como se sentir estimulado em uma festa de aniversário barulhenta.

Enquanto resolve o problema na sua cabeça, o personagem se transforma em um desenho animado e é acompanhado pelos amigos animais. Cada personagem representa uma característica diferente dentro do transtorno do espectro do autismo: Noassauro, por exemplo, adora resolver problemas, mas tem problemas para ler a expressão facial, enquanto a Lhama nota pequenos detalhes e gosta de repetir as palavras que ouve (ecolalia). E uma curiosidade: além dos personagens, os dubladores da série são pessoas dentro do espectro autista.

O desenho animado propõe, a partir da visão de um menino de cinco anos que possui autismo, a conscientização de pais e filhos, além de promover diversidade, integração e discussão sobre o tema.

Informações do site Acesso Cultural.

  • Blog
Back To Top
Search