Nesta época do ano, os shoppings se transformam em verdadeiros santuários do espírito natalino, repletos…
XÔ PRECONCEITO
Se isolar socialmente pode facilmente ser confundido com timidez. As manias que insistem em repetir diariamente tendem a serem vistas com a personalidade da criança. A demora para andar, falar geralmente recebe o nome de preguiça pelos familiares adultos.
Apesar desses sinais serem comuns na infância, podem indicar muito mais do que o jeito de ser. Quando falamos de transtornos da mente é importante estar atento aos mínimos detalhes. Não são raros os casos que por desinformação, as características do autismo são atribuídas a comportamentos normais da criança.
Por isso, é muito importante que as particularidades desses distúrbios sejam compreendidas, principalmente pelos pais, pois como a Síndrome do X Frágil se manifesta às vezes cedo, é preciso sempre avaliar a situação para buscar ajuda o mais rápido possível para proporcionar bem-estar e um desenvolvimento adequado para a criança.
No caso da Síndrome do X Frágil, o preconceito e o medo podem atrasar o início dos tratamentos necessários para minimizar os sintomas. Por isso, é muito importante que as crianças que apresentem esse diagnóstico, contem com a ajuda da escola, com o apoio dos professores e educadores e possuam acompanhamento especializado de profissionais de diversas áreas.