Skip to content

Apesar do frio, Corrida e Caminhada dos Amigos do HC levam duas mil pessoas ao Parque Náutico de Curitiba no fim de semana

O 3º Circuito da Senioridade Corrida e Caminhada dos Amigos do HC realizado no último domingo reuniu duas mil pessoas no Parque Náutico de Curitiba, localizado no bairro Boqueirão. As provas começaram às 7h obrigando os participantes a vencer o frio com muita disposição e vontade de contribuir com a causa do evento, que destinou o valor das inscrições para a construção do CEDIVIDA, o Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa. O espaço, em obras, vai funcionar ao lado da sede da Associação dos Amigos do HC, no Alto da Glória, para dar atendimento humanizado e de qualidade à população da terceira idade.

“A construção do CEDIVIDA é um marco que vamos deixar para as futuras gerações de idosos, com atividades permanentes, cuidados diários e toda a atenção e respeito com que eles merecem ser tratados”, afirmou o presidente dos Amigos do HC, Pedro de Paula Filho, durante o evento. Entre os participantes das Corridas de 5 Km e 10 Milhas estavam portadores de necessidades especiais, como cadeirantes e deficientes visuais, que tiveram categorias próprias de participação, além de idosos acima de 60 anos. O grupo largou no pelotão da frente e foram muito aplaudidos pela determinação em participar da prova.

Prevenção e orientação com bom humor

Quem participou do evento se deparou com uma estrutura repleta de tendas e espaços de orientação. Animadores ajudaram a espantar o frio com muita alegria, incentivando as pessoas que estavam se preparando para correr e caminhar.

O aquecimento e as atividades no palco foram comandados pela equipe da Academia Move, por um locutor que agitou os participantes e por voluntárias da ONG Especialistas da Alegria. Convidados, parceiros e patrocinadores tiveram acesso a um Espaço VIP para descansar e se hidratar entre as provas.

Apesar do frio, Corrida e Caminhada dos Amigos do HC levam duas mil pessoas ao Parque Náutico no fim de semana
Largada da prova feminina. (Foto: Luiz André Delgado)

No Espaço CEDIVIDA foram feitas demonstrações dos serviços oferecidos pelo programa, como oficinas de artesanato, tricô, musicoterapia, atividades físicas, de bem-estar físico e mental, além de ações oferecidas por parceiros do portal www.cedivida.org.br e da Organização Mãos Sem Fronteiras. O Espaço Promoção da Saúde teve uma tenda destinada para ações saudáveis, com informações e orientações, aferição de pressão, saúde bucal, atividades físicas, alimentação saudável e doação de sangue.

O Espaço Organizações Sociais recebeu instituições que trabalham com a temática da pessoa idosa em seus diferentes enfoques, como a ABRAZ (Associação Brasileira de Alzheimer), o Instituto Buko Kaesemodel, especializado na conscientização e orientações sobre a Síndrome do X-Frágil, representantes da ABRAPO (Associação Brasileira Porfiria), da Associação Paranaense dos Portadores de Parkinsonismo do IPC (Instituto Paranaense de Cegos) e da Socorro aos Necessitados – Lar de Idosos Recanto Tarumã.

No Espaço Legislação e Direitos, representantes da Comissão de Direitos da Pessoa Idosa da OAB deram orientações sobre questões legais ao lado de profissionais da Fundação de Ação Social (FAS) Boqueirão, que prestaram assistência jurídica aos presentes.

Quem terminou entre a 1ª e a 3ª colocações na Corrida de 10 Milhas e na Corrida de 5 Km recebeu troféu, tanto no feminino, quanto no masculino. Todos os inscritos no evento receberam medalhas de participação.

Veja abaixo um resumo destacando os vencedores nas modalidades Corrida 5 Km e Corrida 10 Milhas nas categorias gerais feminina e masculina:

Corrida 5 Km (Feminina)
1ª: Nathalia Bocardo Trica, com o tempo de 21’27”
2ª: Jerusa Andrade de Jesus, com o tempo de 22’12”
3ª: Eva Domingues, com o tempo de 22’26”

Corrida 5 Km (Masculina)
1º: Dionathan Liszyk, com o tempo de 17’53”
2º: Renan Winkler Obayashi, com o tempo de 18’26”
3º: João Vitor Souza Vieira, com o tempo de 19’34”

Corrida 10 Milhas (Feminina):
1ª: Gabriela de Freitas, com o tempo de 1’03”10”’
2ª: Desiree Franci Maciel dos Santos, com o tempo de 1’06”27”’
3ª: Daniele Cristine Oliveira, com o tempo de 1’06”59”’

Corrida 10 Milhas (Masculina):
1º: Patrick Gularte Vieira, com o tempo de 54’18”
2º: Cristiano Ribeiro, com o tempo de 56’13”
3º: Gilson Lima, com o tempo de 1’01”46”’

 

FONTE: https://reinaldobessa.com.br/apesar-do-frio-corrida-e-caminhada-dos-amigos-do-hc-levam-duas-mil-pessoas-ao-parque-nautico-no-fim-de-semana/

Back To Top
Search